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Linguagem Arquitetônica

Objetivo

Curso voltado somente para quem deseja prestar vestibular nas áreas de:

• Arquitetura e urbanismo;

• Design;

O curso é voltado para as provas da USP e UNICAMP, com didática aprofundada de arquitetura e um grande número de simulados de provas anteriores. Você aprenderá a desenhar vistas ortográficas, isométricas, cônicas, escalas, visão espacial etc. A metodologia é voltada para linguagem específica de arquitetura com ênfase nas provas dos vestibulares, mais precisamente, maquetes.

Conteúdo e Horários

Carga horária: 144 horas

Duração: Um ano

Número de aulas: Uma aula por semana com três horas de duração.

• Observação bidimensional
• Observação tridimensional
• Enquadramento e dimensão espacial
• Percepção de luz e sombra
• Sombreamentos volumétricos
• Perspectiva
• Percepção cromática
• Expressão gráfica e composição
• Raciocínio lógico-construtivo
• Criatividade e interpretação
• Análise de textos para conversão gráfica.
• Lototipia
• Design e seus conceitos
Dias e horários:

Dias e horários disponíveis: Segunda a Sábado, manhã tarde e noite

Horários: manhã(8h00 às 11h00), tarde(14h00 às 17h00) e noite (19h00 às 22h00)

Valores: Consultar por telefone (12) 3934-3770

Material

• Um bloco de papel Canson A3 (De preferência branco, áspero ou semi áspero. Nunca liso.) Peça para abrir o bloco para que possa tocá-lo se houver dúvida
• Esquadro acima de 20 cm de 30º (esquadros abaixo da medida de 20 atrapalharão no transporte de medidas paralelas)
• Uma régua de 30cms ou superior
• Um bloco de papel sulfite A4
• 2 lápis (um com dureza de 2B e outro de B)
• Uma caixa de lápis de cor aquarelável (Com 48 cores o aluno tem mais opções de tons, mas é opcional)
• Uma caneta borracha (aquela que você compra o refil de borracha quando acaba)
• Um apontador
• Um estilete
• Uma calculadora simples
• Borracha comum
• Durex com dispenser (aquele que vem com suporte para cortar)
• Lapiseria 0,5

 

Havendo dúvidas ligue para a Escola Vanguardista de Arte (12) 3934-3770

Resultado de Provas – Bidimensional

As provas de LINGUAGEM BIDIMENSIONAL compreende uma visão sobre todos os elementos relatados em 2D, na forma de colagens e/ou desenhos. Visamos desenvolver todos as possibilidades de aplicação em preto e branco e colorido, com as técnicas de lápis de cor aquarelável e grafite de durezas diferentes, que serão necessários para a prova bidimensional.
O aluno irá desenvolver habilidades em perceber formas, ângulos, contrastes, proporções e relações composicionais. Algumas provas exigem que a criatividade seja explorada a partir de elementos geometricos e/ou letras o que torna a prova bem complexa para alguém que não tem nenhum conhecimento de correlação-gráfica de elementos visuais.
Para as provas de colagens, o aluno terá contato com as inúmeras formas de expressão gráfica, usando como partida elementos reflexivos, opacos, transparentes, brilhantes etc.
Já para as provas que usam perspectivas faremos o uso das duas comumentes usadas: isométricas e cónicas. Teremos inúmeros exercícios para a compreensão e execução nos ângulos habituais e necessários.

Estudos de perspectivas internas e externas com interpretação de três vistas e aplicação de perspectivas cônicas e isométricas

Perspectiva interna de uma casa

Havendo dúvidas ligue para a Escola Vanguardista de Arte (12) 3934-3770

Perspectiva interna de uma casa

natalia_simao

Aluna: Natália Simão
Prova de perspectiva de interior de uma casa

Perspectiva externa de prédio comercial

predio_patriciamissae

Aluna: Patrícia Missae
Prova de perspectiva de exterior de um prédio comercial

Perspectiva baseada em três vistas

objeto_patriciamissae

Aluna: Patrícia Missae
Prova de perspectiva baseada em três vistas

Exercícios e provas trabalhando com expressões visuais na diversificação de materiais e pontos de partida de elementos geométricos e tipográficos.

Prova bidimensional usando elementos maleáveis, rigídos, brilhantes e opacos.

Aluna: Laís Novo

Prova Bidimensional usando como ponto de partida 9 quadrados azuis

Aluno: Victor Oliveira

Prova Bidimensional usando como ponto de partida elementos tipográficos

Aluna: Natália Crespi

Prova bidimensional usando figuras geométricas como ponto de partida para a criação de um padrão gráfico

Aluno: Felipe Marcondes

Resultado de Provas – Tridimensional

USP

 

Prova de Linguagem arquitetônica tridimensional Arquitetura e Urbanismo / Design

 

Questão única

Esta questão visa avaliar a capacidade do candidato produzir uma forma tridimensional obedecendo a um determinado conjunto de possibilidades e limitações, e a capacidade de representá-Ia graficamente, de modo a transmitir sua tridimensionalidade, suas proporções e suas relações espaciais.
Você recebeu o seguinte material:
• Uma folha de papel azul de 21 cm x 21 cm para ser usada como base do modelo solicitado.
• Uma folha de papel branco de 13,5cm x 20 cm com linhas paralelas, para fazer a forma tridimensional solicitada.

Você deverá realizar os procedimentos descritos a seguir.

 

Passo 1 – Montagem do modelo
Você deverá montar um modelo tridimensional usando recursos de corte, dobra e encurvamento do papel de 13,5 cm x 20 cm. Para isso, você deverá obedecer aos seguintes procedimentos:
• O papel de 13,5 cm x 20 cm deverá ser mantido como uma peça única.
• Cortes: Você deverá fazer um mínimo de dois e um máximo de quatro cortes retos no papel.
Esses cortes podem ser de qualquer dimensão, e não precisam ser iguais (você só não pode fazer cortes que atravessem o papel de um lado a outro, pois isso o dividiria em dois pedaços.
• Dobras: Você deverá fazer um mínimo de duas e um máximo de quatro dobras retas no papel.
Essas dobras podem ser de qualquer dimensão, e não precisam ser iguais. Sugestão: faça antes um vinco no local em que você pretende dobrar o papel. Para isso, use o lado não-cortante da lâmina do estilete; ele deixará um sulco sobre o papel, mas não o cortará. Desse modo, quando você fizer a dobra, ela ficará bem mais precisa.
• Encurvamentos: Você deverá encurvar no mínimo um e no máximo dois dos planos gerados pelos cortes e/ou dobras.
• Colocação sobre a base: A forma obtida deverá ser posicionada e fixada sobre a base azul.
A base deverá ser mantida inalterada: não poderá ser cortada, dobrada ou encurvada, e deverá ser utilizada na horizontal. A forma não poderá ultrapassar os limites da base (ela poderá encostar nos limites, só não poderá ultrapassá-Ios). Não há restrições quanto à altura. A forma poderá ser fixada sobre a base por meio de fita adesiva ou cola.

 

Passo 2 – Desenhos do modelo
Você deverá fazer seis desenhos, conforme as instruções abaixo. As condições para a execução dos desenhos são as seguintes:
• Você deverá obrigatoriamente posicionar ambas as folhas com a maior dimensão na vertical.
• Os desenhos deverão ser feitos exclusivamente com grafite preto.
• É opcional o uso de instrumentos de desenho técnico (réguas, esquadros, compassos etc.)

 

Folha 1
• Desenho 1: Representar o modelo por meio de uma vista superior.
• Desenhos 2 e 3: Representar o modelo por meio de duas vistas laterais, correspondentes a dois lados contíguos da base.

 

Folha 2
• Desenho 4: Representar o modelo tal como você o vê quando colocado à sua frente sobre a prancheta. O posicionamento do modelo deverá ser escolhido por você. Indique no Desenho 1 a direção do ponto de vista adotado neste Desenho 4.

 

• Desenho 5: Repetir as condições do Desenho 4, rotacionando o modelo em 90° (em qualquer dos dois sentidos possíveis). Indique no Desenho 1 a direção do ponto de vista adotado neste Desenho 5.

 

• Desenho 6: Representar o modelo tal como ele seria visto por um observador que estivesse em pé sobre a base e tivesse uma altura quatro vezes menor do que o pontos mais alto do modelo. A direção do olhar do observador deve ser mantida paralela ao plano da base. A posição do observador deverá ser escolhida por você, visando representar do melhor modo possível a tridimensionalidade, as proporções e as relações espaciais configuradas pelo modelo. Indique no Desenho 1 a posição do observador neste Desenho 6.

 

VEJA O RESULTADO DESTA PROVA VISUALIZANDO A MAQUETE FINALIZADA

 

UNICAMP
Arquitetura e Urbanismo
Prova de linguagem arquitetônica

 

QUESTÃO 1
A partir dos materiais que você recebeu, construa um objeto tridimensional. Explore a plasticidade dos materiais recebidos em sua forma isolada e no conjunto, enfocando o seguinte tema: Abrigo. Você deve fazer uso, necessariamente, de todos os tipos dos materiais recebidos, sem a obrigatoriedade de usar toda a quantidade.
A partir da construção resultante, escolha um ângulo e o desenhe à mão livre no papel fornecido,em perspectiva, utilizando a graduação tonal da grafite no aproveitamento das possibilidades de luz e sombra.
Material recebido: 1 massa para biscuit na cor branca, 1 tela plástica e um carretel de linha preta.
Técnica: grafite

 

QUESTÃO 2
A partir do texto abaixo, elabore um desenho à mão livre que reflita as idéias sugeridas pelo autor.

 

As Janelas
“Quem olha de fora por uma janela aberta nunca vê tanta coisa quanto quem olha por uma janela
fechada. Não há objeto mais profundo, mais misterioso, mais fecundo, mais tenebroso, mais deslumbrante
que uma janela iluminada por uma candeia. O que se pode ver ao sol é sempre menos interessante do
que aquilo que se passa por detrás de uma vidraça. Nesse buraco negro ou luminoso, a vida vive, a vida
sonha, a vida sofre”.

 

Técnica: lápis de cor
(Fragmento de texto de BAUDELAIRE, C. O Spleen de Paris – pequenos poemas em prosa. Tradução de
Leda Tenório da Motta. Rio de Janeiro: Imago, 1995, p.115.)

FAQ

O que cai nas provas da USP?

 

Na prova bidimensional vem caindo, criação com recorte de papel ou desenho tradicional baseada em textos. Já na tridimensional cai maquete para interpretações múltiplas (varia de ano para ano)

 

Aprenderei fazer maquetes, já que fui treineira e isto caiu?

 

Não só aprenderá a fazer as maquetes como também interpretá-la seguindo o enunciado.

 

Este curso é mais para USP ou Unicamp?

 

O curso é mais voltado para USP em virtude da grande procura. O aluno identificando que quer Unicamp, não passaremos por muitas áreas que são especificas da USP

 

Ensina a sombrear?

 

Sim, mas não foca. O aluno terá que identificar se vai prestar Unicamp, onde o sombreado é mais valorizado.

 

O curso de linguagem arquitetônica só serve para USP e Unicamp?

 

Somente para estas duas faculdades. Caso o aluno for prestar outras, ou será de Habilidade Específica onde a matéria é bem diferente.

 

Vou prestar Unesp, este curso serve?

 

Não! O curso indicado é o de Habilidade Específica.

Exercícios em Aula

Diríamos que as provas tridimensionais são as que mais demoram em sua execução e que precisam de uma instrução mais aprofundada e esmiuçada de todos os elementos que a compõe.
Cortar as maquetes, colá-las, dispô-las e desenhá-las, com uma execução ao nível de uma boa nota, dentro de um tempo estimado, deixa muito candidato em uma situação delicada quando não se está bem preparado.
Fazemos toda as simulações exaustivamente até que as respostas dos alunos sejam suficientes para um bom desempenho.
Abaixo relatamos algumas situações que são importantes na compreensão de todo o trajeto visual necessário para a execução da prova de linguagem tridimensional.

 

Maquete de encaixe de sobreposição e justaposição

 

Ao montar uma maquete temos que ter várias considerações:
1º – Tesoura é menos perigosa de se cortar, mas é extremamente lenta. Se for usar o estilete (que dá uma velocidade 50% acima da tesoura) terá que usar uma base dura para não cortar a carteira e para usar com a régua, apoie sempre o estilete do lado que não é milimetrado pois não correrá o risco do estilete subir pela régua, por isso use sempre o lado mais alto.
2º – As imperfeições de colagem e/ou fita adesiva devem ser desprezadas em sua representação, pois o que realmente irá interessar são os desenhos.
3º – A base faz parte da peça assim como sua representação por isso desenhe-a também.
4º – Conhecer escala será necessário para a visualização de dentro e fora da base.
Existem outras considerações além das apresentadas mas estas com certeza ajudarão quem não sabe nada

Aluna: Laura Figueiredo

Maquete de dobras, cortes e encurvamentos

 

Resposta do enunciado da prova da USP de linguagem tridimensional.
Nesta prova foi levada em consideração a criatividade em respeitar as regras de encurvamentos, cortes e dobras.
A disposição da maquete em cima da base foi primordial para a interpretação das quatro vistas.
A aluna nesta situação fez um planejamento mais apurado, já que insistimos para que depois de cortado e dobrado não houvesse nenhum arrependimento (que é muito comum).
Fizemos também uma cronometragem do tempo de planejamento até a execução de todas as vistas pedidas. Isto é importante para que se use o tempo de forma adequada para cada etapa, sem que haja tempo demais para uma e tempo de menos para outras.

Aluna: Maria Eduarda

Maquete de encaixe de sobreposição, justaposição com planejamento simétrico, evolução criativa e tempo de execução

Para o desenho da maquete acima, apresentamos dois alunos com interpretações diferentes.
1 – O aluno da maquete verde e amarela preferiu uma representação mais simétrica, organizada e equilibrada. Ao representá-la conforme o enunciado ficou menos complexa, mas o grau de criatividade ficou somente na média.
2 – A aluna da maquete amarela e vermelha, optou por faceamento de lados, com moderada simetria e de complexidade média para alta para desenhar as perspectivas de dentro e fora da base. A criatividade ficou acima da média, mas desenhá-la conforme o enunciado necessitou de ter mais prática em desenhar e interpretar

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